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PAULO E O EAD EM CORINTO - Daniel Vicente

06/04/2018 13:55

PAULO E O EAD EM CORINTO - Daniel Vicente

INTRODUÇÃO

O apóstolo Paulo proporcionou ainda que distante, uma forma de comunicação efetiva com as igrejas, supervisionada pela tutoria constante e monitorada desenvolvidas por seus discípulo e ajudantes, como o exemplo do fiel amigo Timóteo, que foi um importante agente para que ao desenvolvimento da metodologia atingisse o objetivo necessário.O processo essencial desenvolvido pelas cartas de Paulo registra um momento ímpar na história do ensino a distância no mundo.

 

COMUNIDADE DE CORINTO

 

A cidade de Corinto era uma grande metrópole da antiguidade grega cercada por dois portos de Cencréia e de Lacaeum, que após ser reconstruída pelo Imperador Julio Cesar em 44 a.C conforme diz Simon J. Kistemaker (2003, p. 17)“a cidade prosperou como um importante centro comercial que atraiu pessoas de varias partes do mundo”.

Sua comunidade era muito eclética, pois consistia em uma cultura muito rica e diversificada, como lembra Leon Morris (1986, p.12)

Quando o Apóstolo Paulo esteve presente na cidade, na sua segunda viagem missionária, este liderou uma comunidade de pessoas que aderiram para fé cristã, “ele permaneceu em corinto cerda de dezoito meses”(MORRIS, 1986, p.14).

Hale(1983) relata que Corinto foi um lugar importante no desenvolvimento da metodologia que iria alicerçar e proporcionar o ensino Paulino

 

Foram de Corinto que Paulo escreveu as duas cartas à igreja de Tessalônica (na Macedônia). Depois de dezoito meses em Corinto, Paulo foi acusado por judeus descrentes perante Gálio, o novo procônsul romano. Gálio chegou a Corinto por volta de 51 d.C, para assumir suas funções. Paulo foi inocentado das acusações trazidas contra ele e, após passar um pouco mais de tempo em Corinto, viajou, via Éfeso e Jerusalém, para Antioquia da Síria, chegando à primavera de 52 d.C. (HALE, 1983, p, 147).

 

Continua o autor relatando que logo teve que seguir viagem indo para outras cidades do Império Romano, isso fez com que a recente comunidade religiosa presente em Corinto tivesse vários problemas, relacionados com a educação religiosa que se iniciara na visita de Paulo, tornando necessária que as correspondias de Paulo alcançassem também esta comunidade, respondendo aos questionamentos que foram levantados.

 

PAULO E O ENSINO A DISTÂNCIA

 

Paulo usou as ferramentas que obinha em sua época a correspondência para proporcionar e garantir a educação cristã para as comunidades das igrejas, a metodologia usada por Paulo fez com que mesmo sem a presença física do apóstolo o conhecimento alcançasse a ênfase proposta por seu emissor. Essa nova metodologia provocou uma diferença profunda no relacionamento entre as comunidades e osapóstolos, o que proporcionou ao crescimento do cristianismo uma estrutura nova, ainda que os seus receptores estivessem longe, recebiam ainformação“por meio de cartas, emissários (Timóteo e Tito) e visitas pessoais”(KISTEMAKER, 2003, p. 39).

Terezinha Saraiva publicou um artigo no livro de Carmem Maia(2000) onde lembra que a essa metodologia também foi importante para o desenvolvimento do EAD.

 

Inicialmente na Grécia e, depois, em Roma, existia uma rede de comunicação que permitia o desenvolvimento significativo da correspondência.Às cartas comunicando informações sobre o quotidiano pessoal e coletivo juntam-se as que transmitiam informações científicas e aquelas que, intencional e deliberadamente, destinavam-se à instrução. Esse epistolário greco-romano vai se manifestar no Cristianismo nascente e, atravessando os séculos, adquire especial desenvolvimento nos períodos do Humanismo e do Iluminismo. (MAIA, 2000, p.17).

 

Isso ressalta o contexto da época do século I, e a importâncias das cartas de Paulo que começaram a partir de Corinto, e que proporcionaram uma rede de comunicação capaz de fundamentar uma base de sistema de EAD na atualidade, que se desenvolveu acima de tudo, com vários exemplos da antiguidade, assim como Paulo outros com Pedro, Platão, etc. tinham o habito de relacionar com seus alunos através de cartas e escritos, tornando assim possível uma metodologia de educação por correspondência.

O processo de aprendizagem desenvolvido por Paulo, deu-se através do formato de leitura/escrita, o costume das comunidades consistia sobretudo em ler as cartas, durante as reuniões para que todos os participantes obtecem o conhecimento do assunto, durante os primeiros anos do desenvolvimento do cristianismo, as comunidades também compartilhavam entre si os escritos, o que fez com que a mesma informação torna-se conhecida por um grande numero de pessoas, sobre tudo também o trabalho dos escribas, que eram pessoas que tinham o oficio de copiar as cartas, reproduzindo o conteúdo e levando para lugares diferentes, esse trabalho que Paulo também recomendou a comunidade de Colossos,  “E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses; e a que veio de Laodicéia, lede-a vós também. (BÍBLIA, N.T. Colosenses 4:16), isso evidencia o costume no qual era submetido a cada carta, as comunidade pelas quais Paulo passou compartilhavam os escritos, assim o que Paulo direcionou a uma comunidade também foi compartilhado, esse processo de ensino ajudou a dar consistência ao cristianismo, e desenvolver um ensino uniforme, com os mesmos princípios, simbólicos e vivencias, tudo isso como fruto de aprendizado das leituras, e reflexões sobre o que Paulo escreveu.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Paulo assim se tornou um expoente para com o ensino a distancia, pois este proporcionou com que a modalidade de ensino, através das correspondências que levavam o conhecimento, chegassem até os seus discípulos e alunos, se perpetuassem até os dias atuais, o cristianismo ainda experimenta a influencia dos ensino de Paulo, que são também considerados como primordiais para a religião cristã, todas as 13 cartas que permaneceram até os dias atuais, tiveram grande impacto nas comunidade que foram endereçadas, a historia do cristianismo mostra, essa progressão que foi proporcionada pelos escritos de Paulo, o que leva a pensar que sem esses escritos, a força do cristianismo, poderia ser bem diferente sem a presença dessas correspondências.

Nos dias atuais o ensino a distancia, é o que mais tem procura por parte da sociedade, pois devido a versatilidade com que podem ser desenvolvidos os conteúdos, torna-se mais acessível para com o aluno, que não precisa ter um contato frequente e ingessado em um horário maçante, com o seu professor, a modalidade a distancia ou por correspondência, faz com que o aluno possa, programar os dias e os horários das aulas, e assim contemplar o conhecimento adequado, em suma tudo isso, são processos que possivelmente Paulo tinha em mente, na redação de cada correspondência, endereçada as comunidades dos primeiros alunos e discípulos. 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Almeida revista e atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

 

HALE, BROADUS DAVID. Introdução ao estudo do Novo Testamento. Tradução de Cláudio Vital de Souza. Rio de Janeiro, Junta de Educação Religiosa e Publicações. 1983.

 

KISTEMAKER. Simon J. Comentário do Novo Testamento – Exposição da Primeira Epístola aos CoríntiosTradução Helen Hope Gordon Silva. São Paulo, Editora Cultura Cristã. 2003.

 

MACARTHUR. John. 1      Coríntios: estudos bíblicos de John Macarthur; tradução de Heloisa Cavallari._São Paulo: Cultura Cristã, 2011. 

 

MAIA, Carmem. ead. br: educação à distância no Brasil na era da Internet. Editora Anhembi Morumbi, 2000.

 

MORRIS. Leon. 1 Coríntios Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São Paulo. Educação Cultura Cristã. 1986

 

TERRA, Marcia de Lima Elias. História da Educação / Biblioteca Universitaria Pearson. – São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2014.

 


 

 

 

VICENTE. Daniel. Bolsista Capes. Mestre em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Especialista em Metodologia de Filosofia e Sociologia pela Faculdade São Braz, Especialista em Educação a Distância pela Faculdade São Braz, FSB, Bacharel em Teologia pela Faculdade Cristã de Curitiba, FCC. 

 

danielvicente1984@gmail.com

 

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